O FC Porto somou este domingo mais três pontos no campeonato da I Liga depois de vencer no terreno do Vizela por 2-0, com golos apontados por Taremi, de grande penalidade ao minuto 22', e Eustáquio ao minuto 44'.

Num jogo em que o Vizela ainda procurou surpreender a equipa visitante, nomeadamente no segundo tempo, a verdade é que os dragões garantiram um resultado traquilo e com ele anularam a diferença pontual para o rival Benfica na frente da competição lusa, somando agora ambos os clubes 22 pontos.

Também com 22 pontos está por esta altura o Sporting, mas o clube de Alvalade ainda joga esta segunda-feira no terreno do Boavista, podendo ficar destacado na frente da I Liga com três pontos de avanço em caso de vitória sobre os axadrezados.

Vizela FCP 01

Vizela FCP 02

Competição entre os três grandes à parte, e olhando em maior detalhe para o jogo do FC Porto referente a esta nona jornada, a visita ao terreno do Vizela prometia a vitória dos dragões, que chegavam ao terreno dos vizelenses naturalmente favoritos à conquista dos três pontos, para aquela que viria a ser a milésima vitória dos dragões com Pinto da Costa na presidência do clube azul e branco.

Não surpreendeu por isso que o FC Porto assumisse o domínio do jogo instalando-se no meio-campo defensivo do Vizela, que raramente conseguiu incomodar o guarda-redes Diogo Costa.

O técnico Sérgio Conceição, que neste jogo não pôde contar com Wendell e Galeno, lesionados, apostou em três alterações no seu onze relativamente ao que apresentou em Antuérpia, no jogo da Liga dos Campeões, chamando à titularidade Evanilson, o marcador de um hattrick em Antuérpia, mas também Rodrigo Conceição e Jorge Sanchez, numa equipa com Diogo Costa, João Mário, Pepe, David Carmo, Pepê, Eustáquio, Alan Varela e Taremi.

Vizela FCP 05

Vizela FCP 06

Do outro lado, o espanhol Pablo Villar, treinador dos vizelenses, escalou uma equipa com Buntic entre os postes, ainda Tomás, Bruno Wilson, Anderson, e Matheus Pereira na defesa, Diogo Nascimento e Busnic à frente da defesa, surgindo na linha média Nuno Moreira, Samu e Lacava sobrando Essende como o homem mais avançado da equipa da casa.

A formação visitante, obrigada a conquistar os três pontos, até para tirar o melhor partido do empate do rival Benfica este sábado no embate como Casa Pia, assinou um primeiro tempo em que dominou, construiu os melhores lances e fez naturalmente os dois golos, primeiro a partir de uma grande penalidade a castigar uma falta clara de Bruno Wilson sobre Evanilson, cobrada por Taremi, e depois à beira do intervalo, num remate pleno de qualidade por Eustáquio, de pé esquerdo, a levar a bola a bater na trave antes de entrar na baliza do Vizela.

Vizela FCP 07

Vizela FCP 08

A vencer por 2-0, e só não foi com um terceiro golo porque Evanilson falhou um golo de baliza escancarada ao minuto 42' isolado em trente a Buntic, a verdade é que o FC Porto regressou depois do intervalo para controlar o jogo, ainda que com um ritmo mais lento, perante um Vizela que apenas por duas vezes teve de facto oportunidade para marcar, a melhor das quais em resultado de um erro evidente de David Carmo que deixou a bola ao alcance de Samu que, frente a Diogo Costa, atrapalhou-se a atirou a bola por alto, bem sobre a trave, perdendo a oportunidade clara para fazer o que seria o 2-1 e que poderia reabrir o resultado.

Acabou assim o FC Porto por conseguir mais uma vitória no campeonato da I Liga, devendo agora avançar para a preparação de dois jogos no Estádio do Dragão, o primeiro já na sexta-feira, na recepção ao Estoril Praia em jogo da 10ª jornada da I Liga, e depois, na terça-feira, dia 7, de novo no Dragão agora frente ao Antuérpia, em jogo da Champions League. Já o Vizela, que nesta jornada somou mais uma derrota no campeonato, terá que visitar o terreno do Casa Pia, em Rio Maior, em jogo a realizar na tarde do próximo domingo 5 de Novembro.

Vizela FCP 09

Vizela FCP 10

José Andrade
fotos: @fcporto
pub
600 90 rodape

 

Pin It